Uns dias atrás um cliente de consultoria me perguntou qual a diferença entre dois títulos do Tesouro Direto: Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 2035 e Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2040. Uma diferença obvia são os quase cinco anos de diferença entre o prazo de vencimento dos títulos, além disso, vou desconsiderar os valores das taxas pagas em cada caso. Ambos pagam juros semestrais. Para fins didáticos, vou me atentar ao fato de um ser prefixado e o outro atrelado ao IPCA.

O IPCA é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é o indicador oficial de inflação do país.

O primeiro título, prefixado, tem uma taxa definida, uma remuneração garantida em termos nominais. O segundo, tem uma parcela garantida em termos nominais e paga também a variação da inflação. Ou seja, para o segundo caso o investidor tem certeza que o seu dinheiro será corrigido em termos reais.

Para fins de análise, vamos utilizar um exemplo bastante simplificado:

Suponhamos que o IPCA está em 5% e a taxa de juros do tesouro IPCA+ também está em 5% para um período. Assumimos então que serão pagos 10% de juros para o período. Se o tesouro prefixado também está a pagar 10%, não existe virtualmente nenhuma diferença entre as duas aplicações.

Agora suponha que a inflação suba para 10%, quem investir em tesouro IPCA ira receber 15% de remuneração, enquanto quem investir em tesouro prefixado receberá apenas 10%. Por outro lado, suponha, por exemplo, que a inflação registrada no período caia para 2%, então a pessoa investidora do tesouro prefixado iria receber 10%, e a pessoa investidora do tesouro IPCA+ receberia 7% como remuneração para o período.

A partir desta análise podemos perceber que enquanto uma taxa é fixa, a outra é híbrida, composta de uma parte fixa e outra variável. Dessa forma, percebemos também que estes investimentos podem ser mais ou menos indicados para cada caso, daí a importância de contar com o auxílio de um especialista. Entre em contato comigo e agende uma consulta.